top of page
Foto do escritoracademiaparanaense

Helena Kolody - Madrinha das Cadeiras Poéticas da APP


Breve Biografia


Helena Kolody (1912-2004) foi uma poetisa brasileira, considerada uma das maiores representantes literárias do Estado do Paraná.

Nasceu na cidade de Cruz Machado, no Paraná, no dia 12 de outubro de 1912. Seus pais eram imigrantes ucranianos que se conheceram no Brasil. Com um ano de idade se mudou com a família para o município de Três Barras do Paraná, onde ela morou até os oito anos de idade. Em seguida, a família se mudou para a cidade de Rio Negro, onde fez o curso primário, estudou piano e pintura. Com 12 anos escreveu seus primeiros versos. Em 1928, com 16 anos, teve seu poema “A Lágrima” pulicado na revista “Marinha”, de Paranaguá, a maior divulgadora de sua obra. Nesse mesmo ano, ingressou na Escola Normal de Curitiba (atual Instituto de Educação do Paraná). Em 1931, já formada, foi nomeada professora do Grupo Escolar Barão de Antonina, de Rio Negro. Entre 1933 e 1937 trabalhou na escola de Ponta Grossa. Em seguida foi transferida para a Escola Normal de Curitiba, onde lecionou por 23 anos.

Em 1941, Helena Kolody publicou seu primeiro livro “Paisagem Interior”, dedicado ao seu pai, Miguel Kolody, que faleceu dois meses antes da publicação. A obra foi classificada em segundo lugar no concurso de poesia realizado pela Sociedade de Homens de Letras do Rio de Janeiro, em 1942.

A partir de 1944, prestou serviços na Escola de Professores de Jacarezinho. Em 1941, escreveu seus primeiros "haicais", sendo criticada, por não ter rima, mas continuou publicando essa forma de poesia.

Em 1949, o livro “A Sombra do Rio” recebeu o terceiro lugar no concurso de livros do Centro de Letras do Paraná, e o Prêmio Ismael Martins. Em 1951 o livro foi publicado pelo Centro de Letras do Paraná.

Grande parte de sua vida foi dedicada à poesia, sua obra teve grande repercussão no cenário literário brasileiro, foi reconhecida por grandes escritores de seu tempo, como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Paulo Leminski. Considerada a primeira mulher no Brasil a escrever e a publicar Haicais,

Em 1985, Helena Kolody recebeu o Diploma de Mérito Literário da Prefeitura de Curitiba. Em 1988, foi criado o “Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody”, realizado anualmente pela Secretaria da Cultura do Paraná. Em 1989, o Museu da Imagem e do Som do Paraná gravou e publicou um depoimento da poetisa.

Em 1991, Helena Kolody foi eleita para a cadeira n.º 28 da Academia Paranaense de Letras. Em 2003, Helena recebeu o título de “Doutora Honoris Causa” pela Universidade Federal do Paraná. Também pertenceu à Academia Paranaense da Poesia, ao Centro de Letras do Paraná, foi uma das fundadoras da União Brasileira de Trovadores Seção de Curitiba.

A Lei Estadual 14.821 de 11 de agosto de 2005, instituiu o "Dia da Poesia Paranaense" a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de outubro, data do nascimento da Poetisa Helena Kolody, bem como a  Lei Municipal nº 11.515, de 19 de setembro de 2005, Declara o dia 12 de outubro como dia da poesia curitibana.

Helena Kolody faleceu em Curitiba, Paraná, no dia 15 de fevereiro de 2004.


São de sua autoria, entre outros, os poemas que se seguem:


Deus dá a todos uma estrela.

Uns fazem da estrela um sol.

Outros nem conseguem vê-la.

(Helena Kolody,1986)


POESIA MÍNIMA

Pintou estrelas no muro

e teve o céu

ao alcance das mãos.

(Helena Kolody, in Poesia Mínima, 1986)

 

 

RETRATO ANTIGO (1988)

Quem é essa

que me olha de tão longe,

com olhos que foram meus?



A LÁGRIMA

 (seu primeiro poema publicado)


Oh! lágrima cristalina

Tão salgada e pequenina

Quanta dor tu redimes

Mesmo feita de amarguras

És tão sublime tão pura

Que só virtudes exprimes.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page